Fechar

Tamanho da Fonte

A A A

Educação que conscientiza: estudantes dos anos finais dão voz ao combate à violência contra as mulheres

-
1 min de leitura

Refletir sobre temas sociais urgentes também faz parte da formação integral. Nas aulas de História, conduzidas pela professora Valquiria, os estudantes dos anos finais desenvolveram uma atividade de conscientização sobre a violência contra as mulheres, transformando conhecimento em manifestação, empatia e compromisso com a vida.

Por meio da criação de cartazes, os estudantes deram voz a uma realidade que ainda atinge milhares de mulheres e que não pode ser ignorada. Cada mensagem produzida representa um posicionamento diante da violência e um convite à construção de uma sociedade mais justa, respeitosa e segura para todas.

A atividade foi embalada pela canção Maria, Maria, eternizada na voz de Elis Regina, cuja mensagem de força e resistência reforçou a importância de reconhecer e valorizar a dignidade e os direitos das mulheres.

Mais do que aprender sobre fatos históricos, os estudantes foram convidados a compreender que a violência contra as mulheres não pertence apenas ao passado e que enfrentá-la é responsabilidade de todos.

Porque quando a educação sensibiliza, ela transforma. E, ao transformar consciências, ajuda a construir um futuro mais humano e solidário.