Refletir sobre temas sociais urgentes também faz parte da formação integral. Nas aulas de História, conduzidas pela professora Valquiria, os estudantes dos anos finais desenvolveram uma atividade de conscientização sobre a violência contra as mulheres, transformando conhecimento em manifestação, empatia e compromisso com a vida.
Por meio da criação de cartazes, os estudantes deram voz a uma realidade que ainda atinge milhares de mulheres e que não pode ser ignorada. Cada mensagem produzida representa um posicionamento diante da violência e um convite à construção de uma sociedade mais justa, respeitosa e segura para todas.
A atividade foi embalada pela canção Maria, Maria, eternizada na voz de Elis Regina, cuja mensagem de força e resistência reforçou a importância de reconhecer e valorizar a dignidade e os direitos das mulheres.
Mais do que aprender sobre fatos históricos, os estudantes foram convidados a compreender que a violência contra as mulheres não pertence apenas ao passado e que enfrentá-la é responsabilidade de todos.
Porque quando a educação sensibiliza, ela transforma. E, ao transformar consciências, ajuda a construir um futuro mais humano e solidário.


















