20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a data faz memória à morte de Zumbi, importante líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência que se tornou um grande ícone da luta dos negros contra a escravidão no Brasil. A data instituída pela lei no 12.519 de 2011, rememora a trajetória de Zumbi dos Palmares e é um convite à reflexão sobre as desigualdades raciais. ✊
Assim, o Colégio Santa Teresa reafirma seu papel na luta antirracista e esta semana recordará alguns projetos desenvolvidos ao longo do ano.
As turmas de 3º e 5º ano conheceram mais sobre Chico da Matilde, o Dragão do Mar, e Raquel Trindade, a rainha Kambinda, personagens fundamentais da história e da luta do movimento negro, histórias contadas pela @escritorasoniarosa, que dá nome à nossa Biblioteca Infantil.
@otaviojuniorautor nos contemplou com duas obras: o 1º ano descortinou a história de Benjamim de Oliveira, criador do circo-teatro e o 5º ano, com o livro “O Garoto da Camisa Vermelha”, conheceu a história de meninos como Otávio, que buscam realizar seus sonhos em meio à luta pela sobrevivência em territórios açoitados pela violência e pela pobreza.
Ombela, a deusa das chuvas angolana, foi inspiração para o 3º ano. O autor, também angolano, @ondja_ki, conta a história que pontua a importância da percepção dos saberes populares e ancestrais que devem ser valorizados.
Em “Escola de Chuva”, o 2º ano conheceu a realidade do Chade e a força da coletividade para a reconstrução de uma escola. Valores fundamentais na construção da cultura afro-brasileira, fruto da reinvenção de modos de vida e laços de sociabilidade, como consequência de uma diáspora forçada. ☔
Na ânsia da descoberta pelas palavras e suas origens africanas, o 1º ano, se deliciou com o livro Mungunzá, e as histórias da menina Toinha, com direito à canjica para todo mundo, alimentando também o desejo do nosso colégio em seguir construindo práticas humanizadoras que inspirem transformações sociais para um mundo mais justo e solidário.
Clique nos links abaixo e conheça mais sobre os projetos desenvolvidos e já publicados: