Fechar

Tamanho da Fonte

A A A

Uma aula que surpreende e transforma o olhar

-
1 min de leitura

Como parte do Projeto Pedagógico 2025 CSTJ: 110 anos de Ecofraternidade, nossos alunos do 7º ano participaram de uma aula-passeio interdisciplinar que uniu Geografia, Ciências e História em uma caminhada investigativa pelo entorno da escola. 🌍✨

O objetivo foi analisar as dinâmicas urbanas e os processos de inundações e enchentes na Tijuca, refletindo sobre os impactos da urbanização acelerada e sem planejamento. 🏙️

Durante o percurso, os alunos observaram o Rio Trapicheiros e discutiram como alterações nos cursos d’água, a canalização e a ausência de saneamento básico podem provocar sérias consequências ambientais e sociais, afetando diretamente a saúde da população. 🌧️💧

Com um olhar histórico, também traçaram paralelos entre as cidades medievais e contemporâneas, ampliando o debate sobre a importância de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade urbana. 🌱

Foi um momento leve e descontraído, mas profundamente reflexivo que despertou o senso crítico e a consciência de que, muitas vezes, o ser humano é vítima das próprias ações.🤔